Ivan Reitman, o diretor por trás de comédias adoradas como Os Caça-Fantasmas Um Tira no Jardim de Infância, faleceu aos 75 anos. Reitman nasceu em 27 de outubro de 1946 em Komárno, Tchecoslováquia, onde viveu até os quatro anos de idade. Ele fez sua estréia na direção em 1971 com o filme canadense Foxy Lady, e depois seguiu com filmes como Cannibal Girls, MeatballsStripesNo entanto, seria sua comédia paranormal de  1984, Os Caça-Fantasmas, que realmente tornaria Reitman um nome familiar. Estrelando nomes como Bill Murray, Dan Aykroyd, Ernie Hudson e Harold Ramis. Os Caça-Fantasmas foi um sucesso crítico e financeiro, e criou uma base de fãs dedicada que ainda está prosperando até hoje.

Os Caça-Fantasmas levou a uma sequência em 1989; entre os dois filmes, Reitman dirigiu a comédia de Arnold Schwarzenegger e Danny DeVito, Irmãos Gêmeos. Esperava-se que a tão esperada sequência disso, Irmãos Gêmeos 2 , finalmente decolasse no final daquele ano com DeVito, Schwarzenegger e Tracy Morgan. Além dos filmes mencionados, Reitman dirigiu filmes como Um Tira no Jardim de Infância e Sexo Sem Compromisso com Natalie Portman e Ashton Kutcher. Seu último longa-metragem foi  Draft Day , de 2014, estrelado por Kevin Costner.

De acordo  com a Associated Press , Reitman morreu no sábado, 12 de fevereiro, em sua casa em Montecito, Califórnia. Ele tinha 75 anos. Sua família confirmou a notícia e disse que ele faleceu tranquilamente enquanto dormia. Seus filhos Jason, Catherine e Caroline disseram em um comunicado:

“Nossa família está de luto pela perda inesperada de um marido, pai e avô que nos ensinou a sempre buscar a magia da vida. Nós nos confortamos que seu trabalho como cineasta trouxe risos e felicidade para inúmeras outras pessoas ao redor do mundo. Enquanto lamentamos em particular, esperamos que aqueles que o conheceram através de seus filmes se lembrem dele para sempre”.

Além de ter sido um diretor muito querido, Reitman foi um produtor prolífico. Ele teve uma mão extra na maioria dos filmes que dirigiu, e também produziu sucessos como Clube dos Cafajestes, Space Jam: O Jogo do Século e Amor Sem Escalas, que rendeu a Reitman uma indicação ao Oscar de melhor filme. Mais recentemente, ele produziu Ghostbusters: Mais Além, a última parte da franquia que ele ajudou a criar. Apropriadamente, seu filho Jason o dirigiu e o transformou em uma homenagem ao que veio antes.

Com várias décadas de carreira, Reitman ainda estava trabalhando em novos projetos e sua ausência deixará sua marca no cinema. O que nos conforta é saber que tantos de seus filmes sejam comédias; se os fãs quiserem honrá-lo agora colocando Os Caça-Fantasmas ou Irmãos Gêmeos, eles provavelmente vão rir apesar das tristes circunstâncias. Esse é um legado impressionante que Reitman nos deixa. O legado de Reitman com a franquia Os Caça-Fantasmas ajudará a garantir que sua memória viva por muitos e muitos anos.