Quer você goste ou não, as inteligências artificiais que geram imagens espetaculares a partir de texto vieram para ficar e são capazes de criar em segundos imagens que antes levariam muito tempo e/ou dinheiro para serem produzidas.

Imagine como seria complicado e dispendioso produzir um ensaio fotográfico com a atriz Ana de Armas caracterizada como uma personagem do jogo Hellblade: Senua’s Sacrifice? Produzir algo assim envolveria pagar advogados e agentes para negociar o cache da atriz. Pagar todo o alto valor que envolve o uso de imagem e do tempo dessa atriz de Hollywood certamente tornaria o projeto inviável para qualquer pessoa comum. Isso sem contar nos custos de figurinista, maquiador, fotógrafo, locação, produção e pós produção. Sem dúvida essa empreitada envolveria meses de planejamento e valores na casa de milhares de dólares para 2 ou 3 horas de produção. E eu consegui fazer essas imagens em segundos a custo zero! 

Ana de Armas como Hellblade

Ana de Armas como Hellblade

Feito por Alex Mansour

Ana de Armas Hellblade

Ana de Armas como Hellblade

Feito por Alex Mansour

Foi com esse espirito em mente que o perfil do Reddit u/Stock_Awareness_925 criou uma séria de imagens onde ele imagina como seria se os personagens de Batman vivessem no cenário pós-apocalíptico de Mad Max: Estrada da Fúria. Em suas criações podemos ver o Batman em uma armadura adaptada para um cenário desértico, seco e estéril. E um Batmóvel off road steam punk.

Personagens como Coringa, Pinguim, BatGirl, Hera Venenosa, Espantalho e Charada podem ser vistos com um abordagem surreal, que me faz desejar que algo assim seja realmente produzido para os cinemas.

Ao ver essas imagens não posso deixar de pensar em todo o tempo e os custos que uma produtora de cinema precisaria investir para produzir imagens como essa, para usar como argumento de criação e convencer investidores e estúdios a investir na produção de um novo filme.

A cada dia fica mais fácil para cada um de nós, pessoas comuns, tirarmos nossa criatividade do campo das ideias, trazê-la para o mundo real. Antes para fazer algo assim seria preciso, ou ser um gênio criativo com muito dinheiro para bancar os custos de produção de uma imagem conceito, ou unir vários talentos para tentar criar aquela imagem que foi imaginada por alguém, interpretada por outro e produzida por uma terceira pessoa, algo muito comum quando se tenta realizar uma ideia, com todos os ruídos que podem interferir nesse processo criativo. E claro, que também envolve algum custo.

Eu mal posso esperar para ver a revolução que essas AIs de imagem irá trazer para o campo da produção cultural. E você? Diga aí nos comentários o que você pensa sobre isso.